A Reforma dos Concelhos de 1836
Reforma Territorial dos Concelhos no Século XIX: Decreto de 6 de Novembro de 1836
Em anexo publicamos o Decreto de 6 de Novembro de 1836 e o mapa anexo que operou uma profunda reforma, reduzindo para 351 o número de concelhos/municípios no nosso país (continente).
O mapa, muito pouco divulgado, foi recolhido na página oficial do Arquivo Municipal do Porto (Casa do Infante).
“Os Irmãos Passos e a Reforma Territorial dos Concelhos”
Saiu, no passado dia 25 de Novembro de 2016, o N.º 05 da Revista “História” do Jornal de Notícias (JN), a qual contém um texto intitulado «Os Irmãos Passos e a Reforma Territorial dos Concelhos», da autoria do Professor António Cândido de Oliveira.
A revista encontra-se à venda nos quiosques a nível nacional, numa edição separada do Jornal de Notícias.
Para mais informações, por favor, aceda aqui.
Colóquio: Os Irmãos Passos: da Política ao Poder Local. Os 180 Anos das Reformas Administrativas de 1836
Decorreu em Matosinhos, no edifício da Biblioteca Municipal, um colóquio cujo objectivo era assinalar a passagem dos 180 anos da Revolução de Setembro e das subsequentes transformações políticas, administrativas, sociais e culturais, designadamente a publicação do 1.º Código Administrativo e a reorganização concelhia de 1836.
O colóquio foi organizado pela A Fundação Passos Canavarro, em colaboração com o Município de Matosinhos.
O Colóquio teve lugar nos dias 20 e 21 de Janeiro.
Para mais informações aceda à página oficial do evento aqui.